^Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

Online

Temos 4 visitantes e Nenhum membro online

Sociedade Portuguesa da Beneficiência

Siga-nos no FaceBook

Portugal

Registe-se

Jose Contente 

José Contente reeleito presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo até 2019

 

   José Contente foi reeleito na quinta-feira presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo até 2019, por unanimidade e aclamação, tendo a União Portuguesa, em Turffontein, sido palco da Assembleia Geral da tertúlia e do convívio semanal da Academia-Mãe.

 

 

[in o Século de Joanesburgo]

  Nesta edição, estiveram presentes 47 compadres e comadres, para almoçarem, conviverem e eleger a nova Direcção da Academia do Bacalhau de Joanesburgo. O adágio popular “em equipa que ganha não se mexe” aplicou-se na perfeição, pois por total unanimidade e aclamação, José Manuel Contente, foi reeleito presidente da Academia-Mãe. Desta feita, o antigo presidente da tertúlia compadre honorário Silvério Silva, a exercer por delegação as funções do presidente honorário Adriano Leão, ausente por motivos de doença, propôs à assembleia que Contente ocupasse o cargo até 2019, isto porque em 2018 a Academia-Mãe irá celebrar 50 anos de existência e organizará o Congresso Mundial de todas as Academias, justificando-se a continuidade com o facto de não haver interrup- ções no trabalho de organização e gestão do certame.
 

O tesoureiro declarou que relatório de contas da Academia, no que respeita aos donativos recebidos e concedidos, ao saldo positivo da conta bancária da Academia-Mãe e informou que, pela primeira vez na história da tertúlia, superou-se o milhão de randes em receitas e donativos angariados.

 

Esta última informação valeu uma forte e longa salva de palmas por parte dos presentes. O honorário Abreu informou os compadres e comadres naquela tarde que o total de receitas da gerência do ano findo a 24 de Fevereiro foi de R1.544.124 e o total de despesas e doacções foi de R992.504.88, o que deixou um saldo positivo de mais de meio milhão de randes na conta corrente da AcademiaMãe. Revelador da união e galvanização em torno das acções de bem-fazer da tertúlia por parte da Comunidade portuguesa. O compadre tesoureiro afirmou “compadres, comadres, compadre presidente, muito obrigado a todos. Mais uma vez, a Academia-Mãe continua a mostrar uma vitalidade enorme”, afirmação que valeu uma forte salva de palmas. “É um bocado complicado andar com a casa às costas, mas temos conseguido, por vezes semanas em sucessão, ter almoços patrocinados e conseguimos aumentar as receitas das quotas pagas pelos compadres, as receitas angariadas e o número de presenças nos almoços. Conseguimos também, pela primeira vez na nossa história, superar o milhão de randes angariados e isso, deve-se a vocês, porque sem vocês, sem a Comunidade portuguesa, nada disto seria possível”, rematou o compadre honorário Vasco Pinto de Abreu. O tesoureiro aproveitou para informar, em jeito de fecho, que o excedente na conta da Academia, servirá já para ajudar a organizar o Congresso Mundial das Academias a ter lugar em Joanesburgo por ocasião das Bodas de Ouro da tertúlia. “Queria também, por último, prestar uma homenagem aos tesoureiros anteriores pelo trabalho feito em prol deste grande movimento que é o nosso” - disse Vasco de Abreu. “Foi um trabalho árduo, mas valeu bem a pena”, afirmou o presidente, que pediu nova ovação para o tesoureiro da Academia-Mãe. 

 

O presidente pediu então, que o compadre Gilberto Martins, na ausência do presidente do Núcleo de Arte e Cultura, recebesse o cheque donativo de R25.000 para o Centro de Dia “Coração de Maria” e que a comadre honorária Isabel Policarpo, presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Beneficência, recebesse o cheque donativo do compadre SP Pereira de R100.000, entregue à Academia e com destino ao Lar de Idosos Rainha Santa Isabel.
Seguidamente, o presidente fez o balanço do seu mandato ao apresentar o relatório da presidência.
O compadre José Contente começou por declarar “caros compadres e comadres, neste segundo ano de exercício como Presidente desta nossa prestigiosa Academia Mãe, conjuntamente com o meu executivo, gostaríamos de realçar vários acontecimentos e eventos que consideramos relevantes durante este período. No seguimento das visitas e
encontros com as outras Academias e Compadres da nossa diáspora recordo:

 

* Visita à Academia de Maputo a 15 de Abril de 2016 para celebrar conjuntamente com o nosso Compadre Presidente Honorário de todas asAcademias, Durval Marques, e o nosso Presidente Honorá- rio Adriano Leão, o 25º Aniversário (as Bodas de Prata) daquela Academia. Bem como a participação no Congresso Regional que se realizou na capital moçambicana na mesma altura e com a presença de vários Compadres e Comadres da Academia Mãe.”

 

* Visita à Academia de Estremoz em Maio de 2016, uma visita/encontro com o Compadre Presidente Xico Ramos para entrega de uma nova bandeira e conversações sobre o Congresso Mundial que se aproximava.

 

* Academia de Paris, também em Maio, para participação no jantar mensal no Salão Imobiliário da capital francesa, onde decorria um encontro Empresarial da Diáspora com a presença do novo secretário de Estado das Comunidades que viemos a conhecer pela primeira vez.

 

* Participação também no Dia de Golfe daquela Academia com o compadre presidente Carlos Ferreira e o golfista profissional português José Luís Lima que, como sabem, representou Portugal nos Jogos Olímpicos no Brasil no ano passado. * Academia de Estremoz, novamente nessa linda cidade alentejana, desta vez em Setembro, com um número elevado de Compadres e Comadres da Academia Mãe, na participação do Congresso Mundial das Academias, onde se deslocou também o nosso semanário “O Século de Joanesburgo”, que fez a cobertura do evento para a nossa Comunidade e não só, pois O Século on-line está ao alcance de qualquer um em qualquer recanto do Mundo. Obrigado Século! Obrigado também a todos vós, compadres e comadres, pois a vossa presença abrilhantou e deu um maior estatuto a esse evento.”

 

O presidente prosseguiu a sua intervenção citando a deslocação à * Academia do Porto, participação no Almoço de Gala na celebração do 27º Aniversário daquela Academia novamente com a presença do nosso Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, onde todos os ex-presidentes da Academia-Mãe desde a sua criação foram homenageados e onde pessoalmente me foi entregue pelo Compadre Presidente César Pina o Diploma de Compadre Honorário daquela “mui nobre” Academia do Porto, que recebi em reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos até ao presente pela Academia Mãe. * À Academia de Pretoria, participação em almoços desta tertúlia e a presença e apoio constante do nosso Vice-Presidente Ivo de Sousa e Comadre Teresa de Sousa, que raramente faltam aos encontros daquela Academia. * Novamente na Academia de Maputo, o envolvimento na jornada de ciclismo Joanesburgo-Maputo, com os nossos Compadres e Comadres do Luso África com quem mantemos uma parceria há já 3 anos, envolvendo as Academias de Nelspruit na nossa passagem por lá na 3ª etapa e a de Maputo na meta da chegada e no jantar de confraternização dessa noite onde geralmente fazemos a entrega do nosso apoio anual à nobre “Casa do Gaiato”. “Gostaria também de mencionar a participação, em representação da AcademiaMãe, nos eventos das Associações e Clubes da nossa

 

 

Comunidade para onde temos sido convidados: Sociedade Portuguesa de Beneficência e Lar Rainha Santa Isabel, União Portuguesa, Núcleo de Arte e Cultura, Luso África, Associação de Vanderbijlpark, Casa da Madeira de Joanesburgo, ACP de Pretoria, Academia da Ferrugem, Câmara do Comércio SAPCC, Lusito, St. Patricks de La Rochelle e Bienvenu Shelter. A todos um grande abraço pela amizade e consideração que têm para connosco.” “Não podia deixar de referenciar aqui o enorme sucesso que tivemos durante o ano nos eventos realizados pela nossa Academia, para além dos muito frequentados almo- ços de todas as quintas-feiras, quero realçar aqui três por excelência: o Jantar de Gala do nosso 48º Aniversário no Wanderers Club, o nosso Dia de Golfe organizado pelo nosso “Pro” Compadre Fernando Vale no maravilhoso Glendower Golf Course, o Jantar de Natal que realizá- mos na altura do Magusto no Lar Rainha Santa Isabel. Como sabem, pois a maioria de vós participou neles, só nestes três encontros do nosso calendário anual conseguimos amealhar uma verba que rondou à volta do meio milhão de randes. Parabéns a todos os envolvidos e todos os participantes!”

 

Neste capítulo, o presidente mereceu uma forte ovação por parte dos 47 presentes. O compadre Contente agradeceu aos patrocinadores dos eventos, “Banco BIC e Compadre Jorge Simmons, Silva Sale e o compadre Vice-Presidente Pedro Silva, Compadre Mário Ferreira de Pretória que nos cedeu a artista Ruth Marlene e os seus músicos. O nosso Compadre SP Pereira, que nos deu na altura da festa de aniversário 50.000 randes para ajuda das despesas e os Compadres Orlando Marques e Alberto Tavares que compraram os dois quadros leiloados pela bonita soma de 150.000 randes.” Abordou também o périplo iniciado no seu segundo mandato, com o apelo de pelo menos um patrocínio mensal dos almoços. “No que toca aos almoços das quintas-feiras, patrocinados pelos nossos Compadres, quero mais uma vez agradecer-lhes do fundo do coração, pois inicialmente o pedido era de pelo menos um almoço por mês e tivémos ocasiões onde fomos patrocinados em sucessão, tendo as nossas economias aumentado substancialmente. Portanto aos Compadres patrocinadores, José Vieira a 23/06 no NAC, Giorgio Pagan a 30/06 no Wines of the World, Victor Garrana e José Valentim a 07/07 na União Portuguesa, Jorge Araújo a 21/07 no Restaurante Castelo, Paulo Mariano a 28/07 no Restaurante Braseiro, Jorge “Maradona” Rodrigues a 11/08 na União Portuguesa, Silvério Silva e Carlos Silva a 25/08 no Restaurante Portugal, Nelson Dias a 06/10 no Restaurante Rodizio, Luso Cycling a 03/11 no Luso Africa, Victor Garrana e José Valentim a 10/11 na União Portuguesa, José Ferreira a 17/11 na Pastelaria Princesa em Aspen Hills, Tony Saramago a 24/11 na “Adega” em Alberton, José Contente a 01/12 no Restaurante Castelo, Jorge Simmons a 08/12 no Wanderers Club, Manny Sampaio a 19/01 na União Portuguesa, Casa da Madeira de Joanesburgo a 26/01 na Casa da Madeira em Alberton, João Canha a 23/02 no NAC. Contabilizamos um valor aproximado de 180.000 randes no total destes patrocínios. Bem hajam e se possível, dêem continuação a este tipo de apoio em 2017.” Aqui, houve nova forte salva de palmas pelas palavras do  presidente. “Para distribuição dos fundos angariados para as nossas acções de solidariedade social, as instituições contempladas foram como no passado a SPB e o seu Lar Rainha Santa Isabel, o Lar de Nossa Senhora de Fátima de Benoni, o Centro de Dia do Núcleo de Arte – “Coração de Maria”, o St. Patricks Mother Theresa de La Rochelle, o Bienvenu Shelter , o Grupo HELPO e a Casa do Gaiato em Moçambique.” O Compadre Contente prosseguiu a sua intervenção, “caros Compadres e Comadres, como viram no nosso balancete aqui hoje apresentado pelo nosso Compadre Honorário e tesoureiro deste executivo Vasco de Abreu, a nossa situação financeira apesar de todos os donativos distribuídos é bastante saudá- vel. Para além das importâncias mencionadas neste balancete queria também lembrar a continuação do tão famoso Quadro dos 100.000 randes e que até ao momento, com o envolvimento directo ou indirecto desta nossa Academia-Mãe, já garantiu a angariação da bonita quantia de 1.900.000 randes. Um agradecimento eterno e um enorme Gavião de Penacho para todos envolvidos.” “Para o nosso compadre e Vice-Presidente Paulo Mariano e apesar da sua ausência ultimamente por motivos profissionais, vai também um agradecimento pelas bandeiras e badalos que nos tem oferecido e sei que nos vai continuar a oferecer no futuro. Compadre Mariano, já temos datas para a abertura oficial da Academia da Serra da Estrela, na cidade da Guarda, a 29 de Julho deste ano, aqui fica, portanto, já oficializado o nosso pedido! Obrigado compadre Mariano!” “Durante este período, juntaram-se a nós 41 novos membros sendo 35 Compadres e 6 Comadres que recebemos de braços abertos. Registámos a presença nos almoços das quintas-feiras, um total de 1.630 Compadres e Comadres (um aumento substancial de 17% face ao ano passado) que reconhecemos e louvamos pela participação.” Depois, durante a interven- ção do Compadre Contente, seguiu-se um momento de palmas e vivas, pela lista dos compadres com mais presen- ças ao longo do ano. O presidente leu a lista que se segue, “o maior número de presen- ças registou-se com os Compadres Ivo de Sousa 24, Luís Magalhães 26, José Luís Rodrigues 26, Milita Vieira-Pereira e José Vieira-Pereira ambos com 26, Alexandre Madeira 28, Joaquim Pinho 29, António Pestana 30, Rogério Varela Afonso 32, Jorge “Maradona” Rodrigues 33, Vasco Abreu 35, a comadre Analisa Lousada com 37 presenças, o presidente José Contente com 39, o Compadre Jorge Araújo com 40 presenças, Manuel de Arede com 44, Michael Gillbee com 46 e o grande “vencedor” foi o Compadre João Carreira com 47 presenças.

 

 

 

[in o Século de Joanesburgo]

Texto de Michael Gillbee e fotos de Carlos Silva

Banner Baixo
Banner Baixo 02
Banner Baixo 03
Banner Baixo 04

Banner Baixo 05
Banner Baixo 06
Banner Baixo 07
Banner Baixo 08