^Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

Online

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online

Sociedade Portuguesa da Beneficiência

Siga-nos no FaceBook

Portugal

Registe-se

 academia logo
 Compadres e Comadres, desde a minha tomada de posse a 19/02/2015 e do meu executivo na semana seguinte, gostaria de realçar várias datas e acontecimentos que consideramos relevantes durante a nossa vigência.

Um dos nossos primeiros trabalhos  e em seguimento do adoptado pelo Ex Presidente Many Sampaio foi a visita acompanhado por mais 8 Compadres e Comadres à A. B. de Welkom com o intuíto de apoiar a reactivação daquela Academia que no dizer do Compadre Presidente Honorário José Gaspar estava inactiva há já 4 anos.

 

 

A participação no Congresso Regional realizado em Pretoria com a presença de várias Academias de África e o apoio do nosso Compadre Embaixador de Portugal naquela cidade, Compadre Ricoca Freire.

A abertura e oficialização das Academias do Ribatejo em Torres Novas e de Nelspruit em Mpumalanga onde tambem se deslocaram muitos dos nossos Compadres para testemunhar e abençoar a ocasião.

A jornada de ciclismo – Jhb / Maputo com o Grupo Luso África com quem mantemos uma parceria hà já 2 anos e que envolve as Academias de Nelspruit na nossa passagem por lá e a de Maputo na ¨meta¨ da chegada. 

A participação e o apoio na organização do Congresso Mundial realizado em Durban também com a presença de um número de Compadres e Comadres da nossa Academia que abrilhantaram e deram estatuto ao evento.

E finalmente a visita à Academia do Maputo aquando da tomada de posse do novo Presidente recentemente eleito.

Tivemos nos nossos almoços as visitas dos Presidentes de Viseu, Pretoria, Maputo, Beira, Pietermaritzburg, Luanda e até de Paris. Não esquecendo também todos os Compadres de outras Academias que nos visitaram e não deixam de almoçar connosco quando de passagem pela nossa cidade.

Gostaria de mais uma vez agradecer os almoços patrocinados pelos nossos Compadres e que em muito ajudam a reforçar as nossas finanças, nomeadamente o patrocínio de Ivo de Souza, José Ferreira (Princesa), Carlos Borges, Jorge Araújo, Johny Lourenço (Belém), Raul Martins, Jose Contente e Luis Ferreira (Adega). Agradecemos a todos do fundo do coração.

Um realce aos convites recebidos e à participação nos Aniversários e Festas de várias Instituições ou Colectividades, nomeadamente : Associação Portuguesa de Vanderbijlpark, a S.P.B. e ao seu Lar Rainha Santa Isabel, o Bienvenu Shelter, Academia da Ferrugem, A.C.P. de Pretoria, Casa dos Poveiros e Núcleo de Arte e Cultura que muito nos lisongearam.

Quero aqui referenciar a assinatura do protocolo de cooperação com o YAPS (Young Adult Portuguese Society) que tinha sido iniciado pelo Ex Presidente Sampaio e que foi oficializado aqui na Adega num jantar realizado a 31 de Julho com a Presidente Claudia Moreira. Este protocolo consiste em estabelecer uma colaboração e cooperação a vários níveis para que tanto o YAPS, agora parte da Academia Juventude e Academia Mãe se entre ajudem no alcance dos seus objectivos: Manter e divulgar a cultura e a lingua Portuguesa, bem assim, como a sua herança histórica cheia de tradições Lusas, aqui na África do Sul, levar tambem à unidade a Juventude Portuguesa e Luso-descendente neste País e onde quer que haja uma Academia do Bacalhau.

No tocante à distribuição dos fundos angariados para solidariedade social as Instituições comtempladas foram como últimamente se tem registado a : St Patrick’s Mother Theresa, Bienvenu Shelter, Casa Ebenezer, Lar de Idosos de Nª Senhora de Fátima em Benoni, Centro de Dia Coração Maria, S.P.B. (Lar Rainha Santa Isabel) e Grupo Helpo e Casa do Gaiato em Moçambique.

Caros Compadres e Comadres embora o nosso balancete aqui hoje apresentado mencione a importância de R 577.010-56 de donativos gostaria de vos lembrar que tendo sido aqui nos nossos almoços que através do nosso Compadre Manuel Arede se deu início ao já tão famoso quadro dos R 100.000-00 e que durante o ano teve o suporte de 10 Compadres ou Instituições, prefazendo o lindo montante adicional de 1 Milhão de Randes. Bem assim como as entregas directas após a realização de vários eventos, como almoços aos Sábados e alguns jantares incluíndo o nosso jantar de Natal realizado na altura do Magusto e onde tivemos um leilão com enorme sucesso. Acho que ficaria bem dizer que por via directa ou através do seu trabalho de influências e apoios, a Academia Mãe do Bacalhau e os seus Compadres e Comadres angariaram e distribuíram um valor que calculamos ronde os 2 Milhões de Randes. Um agradecimento eterno e um enorme Gavião de Penacho para todos vós!

Um agradecimento especial portanto a todos os nossos patricionadores e sem desprimor para nenhum, queria aqui mencionar 3 ou  4 patricionadores por excelência:         

 Obrigada ao Banco BIC na pessoa do nosso Compadre Jorge Simmons, à Adega de Bedfordview na pessoa do nosso Compadre Luis Ferreira ao Silva Sales na pessoa do nosso Vice Presidente Pedro Silva e ao J.M.P. Micro Tools na pessoa do nosso Compadre Vice Presidente Paulo Mariano. Compadres contamos sempre com o vosso apoio!

Durante este ano juntaram-se a nós 34 novos membros sendo 25 Compadres e 9 Comadres que recebemos de braços abertos.

Registámos a presença nos nossos almoços das Quintas Feiras de um total 1,396 Compadres e Comadres que reconhecemos e louvamos pela participação!

Prezados Compadres e Comadres tudo isto não teria sido possível sem a vossa dedicação e muito especialmente sem o apoio e a promoção recebida da nossa Imprensa. Uma palavra final de apreço e agradecimento vai para o semanário O Século de Joanesburgo que semana após semana, nos tem acompanhado, sempre connosco promovendo e divulgando o nosso trabalho filantrópico em todos os nossos eventos.                                                 Para o nosso Compadre Varela Afonso Director do Século e todos os seus colaboradores Compadres Michael Gilbee, Carlos Silva e Luis Peixoto, não esquecendo a nossa Comadre Paula Caetano vai um Académico Gavião de Penacho. Eternamente gratos por todas as vossas reportagens e comentários.

 

Compadres e Comadres obrigado pela vossa atenção e foi um enorme prazer e uma grande honra ter tido a oportunidade de ter sido o vosso Presidente durante o ano de 2015.

 

Um Gavião de Penacho

 

Jose Manuel Contente

Banner Baixo
Banner Baixo 02
Banner Baixo 03
Banner Baixo 04

Banner Baixo 05
Banner Baixo 06
Banner Baixo 07
Banner Baixo 08