^Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

Online

Temos 51 visitantes e Nenhum membro online

Sociedade Portuguesa da Beneficiência

Siga-nos no FaceBook

Portugal

Registe-se

Oficializada a Academia do Bacalhau de Londres

   No sábado, dia 17 de Maio, teve lugar em Londres a oficialização de mais uma Academia do Bacalhau, a 55.ª depois da primeira fundada em Junho de 1968, em Joanesburgo. Esta nova Academia, como mandam as regras, teve de ser “apadrinhada” por outra Academia, neste caso a Academia do Bacalhau de Paris, que a acompanhou desde a sua apresentação em 2008 no Congresso Mundial das Academias, em Toronto, e no primeiro jantar em Setembro de 2012, em Londres, conforme recorda Luís Gonçalves, do Lusojornal que se publica na capital francesa e que acompanhou a cerimónia.

 

 

 

“A caminhada é longa, mas necessária”! Este acompanhamento faz parte do “protocolo”, que pode ser mais ou menos longo, mas é regulado pelas normas da Academia Mãe”, representada no evento pelo seu presidente, José Manuel Sampaio, que, conjuntamente com o fundador e presidente honorário das Academias do Bacalhau, Durval Marques, entregaram o estandarte e o badalo, insígnias oficiais destas tertúlias.

 

Associado a esta entrega foi afirmado que “que a nova Academia do Bacalhau de Londres será digna, para pôr em pática e promover no Rei-no Unido os valores básicos e fundamentais que são a Amizade, a Solidariedade e a Portugalidade”.

 

Foram muitos os Compadres da Academia do Bacalhau de Paris, chefiada pelo seu pre-sidente Carlos Ferreira, que se deslocaram a Londres. Estima-se em cerca de 50 dos 300 presentes! Mas estavam presentes, conforme salienta o Lusojornal, mais 16 Academias, como por exemplo da Venezuela, Estados Unidos, África do Sul, Luxemburgo, Bélgica, Madeira e Moçambique.

O embaixador de Portugal em Londres, João de Vallera e o cônsul-geral de Portugal, assim como o presidente honorário das Academias, Dur-val Marques, também marcaram presença no jantar, realizado num hotel do Grupo Pestana.

 

Para Luís Gonçalves, “aquelas que ainda há bem poucos anos eram consideradas apenas como uma “confraria de amigos do bacalhau”, têm vin-do a crescer e a evoluir, abrindo-se também a outros lusófonos. O presidente da nova Academia do Bacalhau de Londres, Casimiro Dias, é a prova desta abertura, ele que é de origem moçambicana”.

 

A oficialização decorreu num bom ambiente de amizade e de convívio, com muita generosidade do novo presidente e da sua equipa. Houve troca de prendas e todos agradeceram pela forma como foram recebidos em Londres. Até pelo sol!

Banner Baixo
Banner Baixo 02
Banner Baixo 03
Banner Baixo 04

Banner Baixo 05
Banner Baixo 06
Banner Baixo 07
Banner Baixo 08