^Back To Top

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

Online

Temos 52 visitantes e Nenhum membro online

Sociedade Portuguesa da Beneficiência

Siga-nos no FaceBook

Portugal

Registe-se

Academia do Bacalhau de JoanesburgoA Academia do Bacalhau é uma velha amizade lusófona, criada há 43 anos em Johanesburgo, com emigrantes portugueses, radicados na África do Sul. A ideia de se criar a Academia do Bacalhau surgiu num jantar oferecido ao jornalista de "O Primeiro de Janeiro" do Porto, Manuel Dias, que na altura estava de visita à África do Sul e que teve lugar no "Hotel Moulin Rouge", em Hillbrow - Joanesburgo, durante Março de 1968.

 

 

 

 


Estiveram presentes a esse jantar, além daquele jornalista, o Engº José Ataíde (já falecido e que ao tempo era Administrador-Delegado da Sonarep - Africa do Sul), Ivo Cordeiro (recentemente falecido), Rui Pericão e o Doutor Durval Marques.


Depois desse jantar, realizaram-se algumas reuniões entre os quatro, para se estabelecerem alguns princípios e se pôr a ideia em marcha e, no dia 10 de Junho desse mesmo ano, realizou-se então um grande jantar no Restaurante Chave d' Ouro, em que se comemorou, e pela primeira vez em Joanesburgo, o Dia de Portugal e se inaugurou também a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, a que hoje se chama de Academia Mãe.


Banner Baixo
Banner Baixo 02
Banner Baixo 03
Banner Baixo 04

Banner Baixo 05
Banner Baixo 06
Banner Baixo 07
Banner Baixo 08